Já imaginou o que aconteceria se a Terra se parasse o seu movimento de rotação em torno do seu próprio eixo? O nosso planeta demora 24 horas para dar uma volta em torno de si mesmo, e aproximadamente 365 dias e 6 horas para girar em torno do Sol (movimento translação) a uns inacreditáveis 1.675 km/h.

Todavia, se tal deixasse de acontecer coisas desastrosas ocorreriam com a Terra. Uma delas seriam os constantes ventos fortes no nosso planeta. Além disso, vulcões, erupções e tsunamis passariam a ser mais comuns e ocorreriam com mais frequência. Confira a lista abaixo.

1. A Lua iria cair na Terra

Segundo o professor da Universidade de Stanford, Vaughan Pratt, se a Terra parar de girar, com o tempo a Lua, o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar, cairá na Terra. Isto porque a Lua diminuiria a sua velocidade e a distância entre ela e o nosso planeta seria reduzida.

2. Perderia o seu formato geoide

Geoide é o volume geométrico, quase esferoidal, concebido idealmente como a forma da Terra, que não é esférica e sim achatada nos polos. Porém, sem o movimento que a Terra faz constantemente, o formato do nosso planeta tornar-se-ia esférico.

3. Ventos fortes

A previsão é de que mesmo se a Terra parar de girar, a atmosfera deve continuar com os movimentos ao redor do planeta por diversas vezes. Estima-se que a velocidade alcance 1.770,28 quilômetros por hora. Isso significa que ventos fortes atingiriam a Terra.

4. Um novo continente seria formado

Se hoje o nosso planeta possui seis continentes: africano,americano, asiático, europeu, Oceania e Antártida, e a água do mundo se reúne no equador, sem a rotação da Terra, um novo continente seria formado e existiria apenas um (supercontinente). Além disso, a água seria distribuída em dois oceanos.

5. Tsunamis iriam ocorrer com mais frequência

O Tsunami ou maremotos é um conjunto de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água; A previsão é de que, se um dia a Terra parar de girar, tsunamis ocorreriam com mais frequência. Essa tempestade faria com que as águas nos mares e oceanos fossem para o Leste e limpasse as cidades costeiras em todo mundo.

6. Os objetos iriam voar

Segundo a NASA, os objetos seriam arrancados do chão e voariam para o Leste a uma velocidade muito acentuada caso o nosso planeta não gire. A estimativa é de que no Equador a velocidade chegue a 1,609,34 quilômetros por hora.

7. Vulcões e erupções seriam mais comuns

Uma das consequências que aconteceriam em todo o mundo se a Terra parasse de girar seriam os constantes furacões, erupções vulcânicas e terremotos destrutivos. Como consequência, estima-se que milhares de pessoas e cidades devem ser destruídas.

8. O campo mangético terrestre desapareceria

O campo magnético terrestre é responsável por inibir que a radiação chegue até a Terra. Porém, a previsão do astrónomo da Universidade de Harvard, Sten Odenwald, é de que essa proteção contra as radiações também desapareça, caso a rotação do nosso planeta pare.

9. As pessoas teriam que viver de forma diferente

A previsão é de que se um dia a Terra parar de girar as pessoas vão precisar viver em subsolos e só devem sair nas ruas com trajes de proteção contra radiação, já que, como falamos, o campo magnético terrestre, que inibe as radiações, desapareceria.

Fonte: Brightside

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By