O leitor já pensou o que poderia ocorrer com o corpo humano de uma alguém que nunca sai de casa?  Para algumas pessoas ficar em casa o resto da vida a jogar no computador, ver séries ou filmes e a comer tal feito parece não ser muito grave, porém, consequências graves poderiam acontecer ao corpo de uma pessoa que não sai de casa.

Isto porque entrar em contato com a luz do dia é algo fundamental para os humanos e a ausência do sol na nossa vida pode ter sérias consequências. Só para ter uma ideia, o sol dá-nos uma grande dose de vitamina D. Tudo bem que podemos obter várias vitaminas consumido os alimentos certos, mas a vitamina D é a única que conseguimos obter pelo sol devido à reação fotossintética da exposição do sol.

Se ficarmos muito tempo apanhar sol, é claro que nos faltará esse importante nutriente. Os alimentos que fornecem a vitamina D não chegam nem perto da quantidade que necessitamos, por isso precisamos de um banho de sol. Mas por que diabos a vitamina D é tão importante para o nosso organismo?

Essa vitamina é essencial para equilibrar vários órgãos e funções do nosso corpo. É ela que regula a absorção de cálcio e fósforo, mantém o cérebro a funcionar, fortifica os ossos, dentes e músculos, inclusive o nosso coração. A vitamina D é muito importante para prevenir a osteoporose e também pode estar relacionada à expectativa de vida.

Os alimentos com maior concentração de vitamina D são os peixes de água salgada, como salmão e sardinha, já os ovos, carne, leite e manteiga também possuem vitamina D, mas em pouquíssimas quantidades. Como já citamos, o sol é a melhor forma de absorver a vitamina D, e cerca de 10 minutos diários de sol antes das 10 da manhã pode ser o suficiente.

Todavia, é necessário ficar atento à quantidade de sol que nos expomos, até porque, como todos já devem saber, tudo em excesso faz mal. A vitamina D em excesso aumenta a concentração de cálcio no sangue, o que favorece a formação de cálculos renais e o depósito nas artérias, o que pode provocar arteriosclerose.

Caso exista um consumo elevado de vitamina D, os sintomas da intoxicação são náuseas, sede, fraqueza, nervosismo, aumento da pressão arterial e até da vontade de urinar.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By