Mais do que problemas de visão ou mesmo conjuntivite, o estado dos olhos pode indicar um vasto leque de problemas relacionados com a saúde, como diabetes ou mesmo hepatite.

Neste artigo estão reunidos 12 sintomas que são um bom motivo para procurar rapidamente um médico.

1) Manchas brancas na córnea

Trata-ta de algo muito comum entre as pessoas que utilizam lentes de contacto e pode ser um sinal de infeção na córnea. Mesmo pequenas lesões, causadas por lentes de contacto, podem causar este tipo de infeção e, logo depois, uma úlcera na córnea. Pessoas que usam lentes descartáveis ou lentes durante muito tempo correm um maior risco.

2) Anel branco ao redor da íris

Muitas vezes é um sinal de envelhecimento e não é um motivo para se preocupar, mas se ainda falta muito tempo para se aposentar, o anel branco pode indicar que está com níveis elevados de colesterol e trigliceridos. Isto significa que corre risco de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. Procure um médico e controle os seus índices de colestro.

3) Vasos sanguíneos danificados na retina

Esta caraterística indica um alto risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. A pressão arterial elevada pode causar danos nos vasos sanguíneos da retina, exercer pressão sobre o nervo ótico e causar problemas de visão.

4) Olhos secos

A secura nos olhos provoca desconforto e comichão e, se os coçar muito, pode danificar a pele delicada em torno deles. Isto provoca o aparecimento de rugas e flacidez e também torna-os mais suscetíveis a ar, o que só aumenta a secura. A causa mais comum de comichão é a alergia temporária.

Se a secura excessiva dos olhos for acompanhada por um aumento de sensibilidade à luz, pode indicar síndrome de Sjogren, uma doença rara do sistema imunológico.

5) Manchas transparentes nos olhos

Estas manchas tornam-se mais visíveis ao olhar para o céu claro, neve reluzente ou uma parede branca bem iluminada. Ocasionalmente, todos conseguimos ver este fenómeno, mas se a quantidade dessas imagens aumentar repentinamente, fique alerta: pode ser um sinal de rutura ou de deslocamento da retina.

6) Olhos inchados e vermelhos

É o resultado da fadiga e da falta de sono, mas muitas vezes é visto como um dos sintomas de infeção ocular.

Este problema também pode ocorrer em pessoas que adoram usar colírios responsáveis por clarear os olhos. Saiba que o uso prolongado desses produtos pode causar mais danos do que benefícios.

7) Mancha amarela junto à íris

Algumas pessoas notam uma mancha amarelada ou uma protuberância na esclerótica (parte branca do olho), chamada pinguécula ocular.É um sinal de envelhecimento da conjuntiva e ocorre, geralmente, apenas em pessoas da terceira idade.

Além disso, o desenvolvimento desta doença é provocado por raios UV, que ocorre, em geral, em pessoas que passam muito tempo ao sol. Ela pode ser comparada com uma bolha nos pés. Estas formações também aparecem em caso de irritação comum, causada pelo ar, poeira ou fumo. Mas a pinguécula é um nódulo inofensivo, que não afeta a visão.

8) Lacrimejamento involuntário

Paradoxalmente, o lacrimejamento involuntário pode ser um sinal de olhos secos. Assim, o olho compensa a falta de humidade. Este fenómeno é comum em pessoas que passam muito tempo em frente ao computador ou da televisão.

Sente dificuldades em fechar os olhos ou controlar as lágrimas? Pode ser um sintoma de paralisia do nervo que controla os músculos faciais. Além disso, pode significar uma patologia após uma infeção viral.

9) Pequena mancha negra com linhas onduladas cintilantes

Estes sintomas podem indicar má circulação sanguínea o cérebro. Mas, geralmente, os pontos que surgem e desaparecem podem ser sintomas de destruição do corpo vítreo. A principal causa é o envelhecimento geral do organismo. No entanto, no grupo de risco encontram-se pessoas com problemas no metabolismo, como os diabéticos, pessoas com distúrbios vasculares e até mesmo os amantes de dietas.

10) Visão turva

A visão turva ocorre não apenas em quem sofre de miopia. Pode ser um sinal de diabetes. Se ocorrerem flashes e halos ao redor das fontes de luz, isso pode indicar catarata, uma turvação parcial ou completa da lente ocular.

11) Olhos amarelados

Muitas vezes o motivo é a redução do funcionamento do figado e das vias biliares. Também pode ser um sintoma de hepatite.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By