Não há nada mais refrescante neste mundo do que um copo com água gelada, sobretudo nos dias de maior calor. Não há ninguém vivo que possa negar que por vezes um simples copo com água pode ser mais satisfatório do que qualquer outro líquido. Ainda assim, muitos de nós não ingerimos a quantidade suficiente de água diáriamente. No entanto, ao privarmos do recurso mais natural do mundo, estamos a prejudicar-nos continuamente.

Neste lista apresentamos um conjunto de sinais que deverá tomar atenção em si mesmo e se apresentar alguns já sabe o que deverá fazer imediatamente.

1) Boca seca

Isto parece muito óbvio, mas as ramificações podem não ser assim tão simples. Claro, sempre que sente aquela sensação pegajosa e desagradável na boca, obviamente, irá tomar algum tipo de líquido. Mas as bebidas açucaradas são apenas uma solução temporária para um problema maior. A água potável lubrifica as membranas mucosas das boca e da garganta, o que continuará a colocar a sua boca húmida com saliva muito depois do primeiro trago.

2) Pele seca

A pele é maior órgão do corpo, então é claro que necessite de maiores quantidades de água para ficar hidratada. Na verdade, a pele seca é um dos primeiros sinais de desidratação completa, o que pode levar a problemas maiores. A falta de água significa falta de suor, o que leva à incapacidade do corpo de lavar o excesso de oleosidade acumulado ao longo do dia. Se deseja evitar fugas, o seu primeiro recurso deve ser beber mais água.

3) Olhos secos

Já deve ser claro para o leitor que a água potável afeta mais do que apenas a sua boca e garganta. A falta de ingestão de água leva a causa olhos secos e injetados de sangue. Sem água no corpo, os seus dutos lacrimais secam. Isto é especialmente gravoso para quem utiliza lentes de contato diariamente.

4) Dor nas articulações

Os nossos discos de cartilagem e medúla são compostos por cerca de 80% de água. Esta é uma necessidade absoluta que evita que os nossos ossos se choquem uns contra os outros. Ao manter o corpo hidratado, você garante que as suas articulações conseguem absorver o choque de movimentos súbitos, como correr, saltar ou cair desajeitadamente.

5) Diminuição da massa muscular

Os músculos também são compostos principalmente por água. Obviamente, menos água no corpo significa menos massa muscular. Beber água antes, durante e depois de um treino não só lhe mantém hidratado e confortável, como também diminui a robabilidade de desenvolver inflamações e dor relacionada ao exercício.

6) Prolongamento da doença

A água potável permite que o seu corpo elimine continuamente as toxinas. Os seus órgãos trabalham para filtrar os resíduos como uma máquina, mas se não alimentar a máquina com água, ela deixará de funcionar. Isto leva a que o corpo fique desidratado e os órgãos começam a sugar a água de áreas armazenadas como o seu sangue, o que leva a um novo conjunto de problemas.

7) Sentimento de fadiga

Como mencionamos quando um corpo está desidratado ele “pede emprestado” a água do seu sangue. A falta de sangue devidamente hidratado leva a uma falta de oxigénio em todo o corpo. Claro, a falta de oxigénio leva à sonolência e à fadiga total. A falta de resistência significa que comecerá a sentir-se fadigado e sonolento durante todo o dia (e lembre-se, o café não ajudará a longo prazo).

8) Problemas digestivos

Nós falamos anteriormente sobre o muco na boca e garganta, e como manter hidratado permite que membrana funcione corretamente. Isso também se aplica a todo o sistema digestivo. Sem hidratação adequada, a quantidade e a força do muco no estômago diminuem, permitindo que o ácido do estômago cause um grande dano ao seu interior. Isso leva ao que normalmente nos referimos como azia e indigestão.

9) Envelhecimento prematuro

A quantidade de água que os nossos corpos mantêm naturalmente diminuir à medida que envelhecemos. Obviamente, o que isso significa é que, à medida que envelhecemos, devemos conscientemente aumentar a nossa ingestão de água. Enquanto o envelhecimento prematuro é mais evidente externamente, o dano que produz no interior será senido a longo prazo. Para diminuir este risco beba muito àgua ao longo da sua vida.

 

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By