Lembra-se do lançamento da sona Cassini, que aconteceu em  1997? Pois bem, a missão que foi planeada para durar 20 anos finalmente está a chegar ao fim. A sonda enviada pela NASA e pelas agências espaciais europeias sobrevoou Vénus e Júpiter, e em 2004 lançou a sonda Huygens, que pousou na superfície do maior satélite do planeta Júpiter, a lua Titã.

Esta foi a primeira vez que um objeto feito pelo homem pousou num corpo celeste do Sistema Solar exterior. A sonda Huygens deve continuar a funcionar normalmente, mas a Cassini está a ficar sem combustível e tem apenas mais uma missão a cumprir.

Começando no dia 26 de abril de 2017, vai realizar uma série de 22 mergulhos nos anéis do planeta, enviando informações para a Terra. Em cada mergulho, ela percorrerá uma distância de 2,4 mil km entre os anéis e o planeta. No dia 15 de setembro, vai entrar em combustão nos céus de Saturno.

sonda cassini

Os responsáveis pela missão estão atualmente no processo de realizar as últimas análises e garantir que está tudo pronto para a ação. A sequência de comandos será enviada para a nave no dia 11 de abril.

Com este ponto de vista estratégico, a nave vai reunir informações sobre esta região relativamente desconhecida. Utilizando estas informações, os investigadores poderão deduzir como o planeta se formou e evoluiu.

“O grand finale da Cassini é muito mais que um último mergulho. É um capítulo final emocionante para a nossa aeronave intrépida, e tão rica cientificamente que foi a opção óbvia para o fim dessa missão”, afirma Linda Spilker, cientista da NASA.

As informações járecolhidas pela nave desde que começou a orbitar Saturno em 2004 já são numerosas, tanto sobre o planeta quanto sobre as suas luas. Graças à nave, pudemos ter acesso às belíssimas imagens da região espacial.

Para celebrar os últimos dias dessa nave que durou tantos anos, a NASA lançou um vídeo comemorativo que relembra os passos já dados até agora e antecipa os últimos momentos da Cassini.

Fonte: IFLS

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By