Já parou para questionar a razão pela qual a direção dos relógios são da forma que são? Ao princípio, parece uma pergunta estúpida com uma resposta óbvia, mas se pensa assim pode ficar supreendido com a sua história.

Tudo começou com a invenção dos primeiros relógio solares pelos egípcios e pelos babilónios, há maisd e 3,5 mil anos. Através da utilização de uma vareta fincada no solo, notaram que a sombra parecia ir da direita para a esquerda – algo que acontece porque a rotação da Terra parece ser no sentido anti-horário, se for vista no Hemisfério Norte (Polo Norte).

Esses relógios permaneceram muito populares até a Idade Média, pois eram muito confiáveis quanto à sua precisão. Por isso, nda mais normal que continuar com o movimento da direita para a esquerda, ou seja, o horário, quando os primeiros relógios mecânicos surgiram, no século XIV. O primeiro nome desse objeto foi “horologium”, junção de dois termos gregos que significam “dizer” e “horas”. Daí se ter originado os termos “horologiu” (latim), “orologio” (italiano”, “horloge” (francês), “reloj” (espanhol) e, está claro, “relógio” (português).

Algumas curiosidades sobre relógios

 

  1. Sabe o que significa AM e PM no seu relógio? Respetivamente, “ante meridiem” e “post meridiem”, ou “antes do meio-dia” e “depois do meio-dia”, em latim.
  2. O relógio mais preciso do mundo foi criado em 2015 e não vai atrasar nem um segundo nos próximos 16 mil milhões de anos.
  3. O maior relógio de ponteiros do mundo fica no topo das torres Abraj Al Bait, em Meca, na Arábia Saudita – possui um diâmetro de 43 metros.

4. O maior relógio solar da Terra possui 27 metros de altura e fica em Jantar Mantar, em Jaipur, na Índia.

5. A Torre dos Ventos, em Atenas, na Grécia, fica abaixo da Acrópole e é tida como a primeira torre de relógio da História, tendo abrigado 8 relógios solares, 1 relógio d’água e 1 cata-vento.

Fonte: Today I Found Out

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By