É comum pensar que os carros vermelhos são mais vezes multados por excesso de velocidade do que os demais. Apenas não pensa quem conhece as origens deste pensamento e informações estatísticas. A verdade é que esta premissa, relacionado com os carros vermelhos, não passa de uma lenda urbana que surgiu à muitas gerações atrás. Este mito é muito utilizado por pais que não querem que os filhos exagerem no acelerador. Talvez o leitor até conheça alguém que é proprietário de um carro vermelho e já usou este mito como desculpa por ter sido mandado parar pela polícia por excesso de velocidade. Apesar da generalidade de multas atribuídas serem por excesso de velocidade, não existem estatísticas ou informação suficiente que aponte para um aumento destas a veículos vermelhos.

Quer mesmo saber na verdade qual a cor do veículo mais multado por excesso de velocidade, segundo um estudo publicado em 2014 que compilou informação de várias fontes? Branco. Os carros brancos foram os que mais sofreram com esta questão, num total de 19% de 924 interpelações políciais (todo o tipo de multas, não apenas de excesso de velocidade) [fonte: jalopnik]. É verdade , no entanto, que os carros vermelhos vem em segundo no estudo, com 16% de citações policiais. Mas esta informação é suficiente para derrubar o mito do carro vermelho ser o mais citado pela polícia.

policia

Talvez um facto que é ainda mais significativo é o facto de certos modelos de carros serem mais vezes interpelados pela polícia do que outros. O carro mais multado nos último anos foi o Subaru WRX [fonte: NBC]. Com alguma excepções, a generalidade dos carros que surgem na lista possuem elevados cavalos, ou em alternativa, carros que levam as pessoas pensar que são rápidos. Não é claro, porém, se é devido ao facto de que pessoas que gostam de conduzir rápido compram aquele modelo de automóvel ou simplesmente a polícia escolhe esses modelos ao acaso. Mas novamente, a cor não é um facto relevante. É por isso que as companhias de seguro automóvel perguntam sobre o modelo de carro, características do motor, entre outros, mas não sobre a cor do seu carro.

Mais uma questão que é necessário ponderar. Existem certos comportamentos que irá fazer com você seja mais vezes interpelado pela polícia, independentemente da cor do carro que conduz. Penso que já deverá estar familiarizado com estes comportamentos: Não falar ao telefone, não enviar mensagens enquanto conduz, não se virar para trás de modo a falar com o seu passageiro, entre muitos outros.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By