O que é que tem de especial as lágrimas de crocodilos que nos faz questionar sobre a sinceridade de um ser humano? Apesar de tudo, quando acusamos algúem de não estar a ser sincero (quando está triste por exemplo), não chamamos de “lágrimas de castor” ou “lágrimas de truta”. Mas porquê? É o crocodilo um tipo particular de criatura enganadora?

Uma crença formou-se há séculos atrás de que os crocodilos atraíam a sua presa com as suas lágrimas, acabando a história com a presa nas poderosas mandíbulas deste animal. Curiosamente, eles eram também conhecidos por “chorar” durante a refeição [veja-se: Dent]. É possível ver por que alguém acusava os crocodilos de falsificar as suas emoções, pois eles choravam a morte da sua refeição logo após matá-la.

crocodilos

Mas vamos analisar calmamente. Existe alguma ponta de verdade nesta história ou lenda? Acontece que as coisas não são tão arrojadas como desenhado pelos antigos, mas é verdade que os crocodilos choram sobre o corpo da sua vítima. Mas não pense que são sociopatas: Eles possuem um mecanismo biológico que explica o ato que nada está relacionado com a demonstração emocional. Não se engane – os crocodilos realmente choram, tal como os humano [veja-se: Natgeo]. Húmidade acumula-se nos seus olhos e eventualmente caem, beijando a sua cara numa lenta descida turbulenta. Mas porque é que tal acontece quando estão a comer?

Não é facil de responder: Os crocodilos não são criaturas dóceis para que possamos investigar calmamente. Adicionando o facto de estarem constantemente submersos, torna toda a investigação dos seus olhos muito mais complicada. Contudo, um grupo de investigadores conduziram uma pesquisa em 2006 que envolveu a “domesticação” de sete crocodilos para que se movessem para uma estação de comida segura e seca onde podiam filmar as suas respostas [veja-se: Oxford]. E o resultado foi quase verdadeiro: Em cinco dos sete animais foram observados lágrimas enquanto comiam.

Os investigadores não conseguem dizer ao certo, mas acreditam que pode estar relacionado aos sons que os crocodilos fazem ao comer. Estes podem empurrar o ar para os seios nasais e estimular as glândulas sobproduzindo lágrimas [veja-se: NatGeo].

Na imagem abaixo é possível visualizar o equivalente humano dos seios nasais.

Resultado de imagem para sinuses

De todo o modo, não há razão para pensar que os crocodilos estão sentir algum tipo de resposta emocional ao ato praticado. Portanto, sempre que alguém estiver a falsificar as suas emoções não chame os pobres crocodilos para a questão.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By