Você já deve ter lido nas notícias algo sobre o assassinato de Kim Jong-nam, o meio irmão do supremo líder norte-coreano Kim Jong-un. Ao que parece, o químico responsável pela sua morte designa-se VX, um agente que atua sobre os nervos.

Kim Jong-Nam

A polícia da Malásia afirma que os assassinos colocaram na cara de Jogn-nam num agente tóxico untado sobre um pano no aeroporto de Kuala Lumpur, e existem suspeitas de que o seu meio irmão seja responsável pelo assassinato. A Coreia do Norte, é claro, nega categoricamente qualquer envolvimento no caso.

Colocando todas estas questões políticas para segundo plano, aqui fica o que necessita de saber sobre este fascinante e mortífero agente químico.

O que é o VX?

O VX é um agente químico, também conhecido como ethil N-2-Diisopropylaminoethyl Methylphosphonothiolate, que é tão estranho e complexo como proferir o seu nome científico.

Este químico altamente tóxico é um dos mais potentes e mortíferos de todos os químicos conhecidos. É cerca de 100 vezes mais potente do que sarin (GB), outro temível agente utilizado em guerras biológicas e ataques terroristas como os que aconteceram no ataque ao metropolitano de Toquio em 1995. Apenas uma gota, ou cerca de 10 milígramas, de VX em pele humana pode ser fatal, segundo o Departamento para Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano.

A sua aparência física surge como algo inocente, surgindo numa forma lípida, sem sabor, sem odor e cor de âmbar.

O que é que o VX faz ao seu corpo?

Este químico é conhecido por atuar rapidamente. Em minutos uma pessoa irá experiênciar alterações pupilares, nariz a escorrer líquidos, acumulações de fluídos nos pulmões e dificuldades na respiração. Se a dose for suficientemente elevada (o que corresponde a uma pequena porção do químico) irá perder a consciência, sofrer convulsões, ficar paralisado e eventualmente morte por sufucação.

Este tipo de químico atua no sistema nervoso. Muito basicamente, o químico forma laços químicos no lado ativo da acetylcholinesterase, a enzima responsável pela catalização do colapso da acetylcholine. Esta é um neurotransmissor associado à contração muscular. Se esta não conseguir entrar em colapso, faz com que os músculos não possam relaxar. Compreensivelmente, isto não são boas nóticias para qualquer parte do corpo.

De onde surgiu este VX?

Assim como muitos destes agentes que atuam no sistema nervoso, o VX iniciou a sua vida como um pesticida. Apesar de ter sido desenvolvido por um químico no Reino Unido, os militares dos Estados Unidos rapidamente tornaram-se cientes do seu potencial perigo.

Apenas os Estados Unidos e a Russia foram os únicos países que admitiram possuírem o VX. Contudo, outros países e organizações são suspeitos de possuir tais componentes químicos, incluindo o governo da Síria. O Tratado Nuclear declara que a Coreia do Norte contém cerca de 5,000 toneladas de armas químicas, com “Sarin e VX no foco” da sua produção.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By