Rolar na cama e ver o relógio avançar e a hora de levantar para trabalhar ficar cada vez mais próxima sem que o descanso necessário tenha sido obtido, é capaz de causar um stress suficiente para tornar o dia um desafio quase insuperável. Muitas são as causas de insónia, mas boa parte delas está associada a um hormônio chamado melatonina.

A melatonina é conhecida como hormônio do sono. Para que a glândula pineal, órgão do corpo humano responsável pela sua produção, inicie o seu fabrico existe a necessidade da ausência de luz. É por isso que, antes de dormir, as pessoas apagam as luzes. É a informação necessária para que o organismo comece a gerar a substância que, se criada em quantidade suficiente, produzirá uma noite de sono tranquila e restauradora.

sono

Luzes em excesso inibem produção da melatonina

Contudo, quando o ambiente é excessivamente iluminado ou o organismo recebeu informação visual demasiada antes de dormir retardando o início da produção de melatonina, isso pode causar problemas de insónia. Devido a essa situação, as pessoas mais sensíveis a esse tipo de circunstância devem tomar cuidados especiais em relação à iluminação dos quartos de dormir e também no ritual de ir para a cama.

Essa indicação é ainda mais importante para adultos de meia-idade e, especialmente, idosos. Na medida em que as pessoas envelhecem, o organismo, de forma natural, reduz a produção de melatonina.

Melatonina ajuda a diminuir crises de enxaqueca

A preocupação com tal hormona subiu nos últimos anos quando foi descoberto que a melatonina não é importante apenas em relação ao sono. Estudos conduzidos no Brasil, na Universidade Federal de São Paulo, utilizou essa substância, um placebo e um antidepressivo no combate às crises de enxaquecas. O grupo de voluntários recebeu doses de melatonina e verificou-se uma maior diminiuição nas ocorrências de doença tanto em relação à intensidade quanto em número de episódios quando comprado com os outros participantes do estudo.

Além disso, o risco de doenças cardiovasculares também diminuiu graças a essa hormona, uma vez que a pressão arterial cai cerca de 15% durante o sono. Por isso, quando o organismo não consegue produzir a substância naturalmente, os médicos chegam a receitar a ingestão de suplemento de melatonina para equilibrar os níveis no organismo.

Métodos naturais podem ajudar organismo a produzir substância

No entanto, o medicamento não é o primeiro recurso. Antes de alcançar esse ponto é possível tentar alguns artifícios para fazer com que o próprio organismo produza o hormônio em quantidade suficiente para garantir uma boa noite de sono e se aproveite dos demais benefícios que a melatonina pode gerar ao corpo. Eles podem ser realizados sem grandes dificuldades.

Uma das grandes inimigas do sono é a luz azul. Um estudo realizado no Reino Unido revelou que as luzes nesse tom geralmente melhoram o estado de alerta e o desempenho das pessoas. Por isso, são muito utilizadas nos locais de trabalho. Mas, quando os indivíduos são expostos à luz azul à noite, nos momentos antes do sono, seja na TV, no computador ou mesmo nos relógios digitais, afeta a produção de melatonina e destrói os hormônios do sono.

Um conselho dado por especialistas é tentar restringir ao máximo o uso desses aparelhos. Por exemplo, desligar a Tv ao menos uma hora antes de ir dormir. Não usar o telefone ou smartphone, tablet, computador ou similares antes de dormir. Se for imprescindível o uso de computadores à noite, no entanto, existem programas disponíveis na internet que são capazes de reduzir as emissões de luz azul.

Luz de velas auxilia a melhorar ambiente

Para quem tem problemas mais graves de insónia, uma solução que pode parecer anacrónica é moderna o suficiente para ajudar. Á noite, uma hora antes de dormir, quando estiver a preparar-se para a sua noite de sono, dispense todas as lâmpadas e utilize velas.

Uma opção que também pode auxiliar é ir para a cama mais cedo e relaxar. Num ambiente escuro, o organismo irá iniciar a produção de melatonina. Além disso, ferramentas adicionais podem ser utilizadas como óculos de segurança ou vendas dando a sensação de uma escuridão ainda maior.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By