A escola é uma fase muito produtiva e importante para as crianças. No entanto, é necessário entender que nem sempre aquilo que nos é transmitido e ensinado não se trata de uma verdade absoluta.

Até porque o tempo passa, a ciência evolui e muitos dos conceitos e curiosidades alteram-se com essa evolução no conhecimento humano.

Passemos à lista de 8 curiosidades que aprendeu na escola mas que a ciência desmentiu:

1. A Amazónia não é o pulmão do mundo

Provavelmente já ouviu esta afirmação não apenas na escola mas na comunicação social.

01

No entanto, a realidade é que apesar de realmente inspirar O2 e emitir CO2, o termo não pode ser utilizado em referência a floresta quando tentar transmitir a ideia de que ela é responsável pela pureza e emissão de oxigênio no planeta, uma vez que a quantidade de O2 que toda a floresta Amazónica emite é apenas um quinto daquilo que as algas marinhas unicelulares e pluricelulares liberam.

Dito isto, as algas são as responsáveis por uma grande emissão de oxigênio no planeta.

1. O atómo não é apenas formado por prótões, elétrões e neutrões

02

Apesar de ter aprendido durante toda a sua vida, a realidade é que esse modelo clássico de formação do átomo foi desenvolvido no início do século XX e, atualmente, a ciência já descobriu que a construção da matéria vai muito além destes três componentes.

Dito isto, atualmente a física evoluiu de forma exponencial e agora sabemos que existem partículas subatómicas (encontram-se no interior do núcleo dos átomos) como os glúons que unem os quarks que formam os protões, que existem seis tipos de léptons sendo uma delas o eletrão, e também que os neutrões são formados por três unidades de quarks.

3. As águas dos rios e lago é doce

03

Se as águas dos rios realmente fossem doces, seria possível obter açúcar através da evaporação desta água, da mesma forma que é possível conseguir sal através da água do mar.

A água dos rios por sua vez, também possuem uma determinada quantidade de sais dissolvidos, a grande diferença é que esta concentração é considerada baixíssima (aproximadamente 0.6% parte de sais para cada um trilião de partes de água), por esse motivo ela é dominada de água doce.

4. As águas dos rios e lago é doce

Provavelmente sempre ouviu falar que a matéria poderia variar e transformar-se em três estados de matéria, mas na realidade, esta pode variar entre líquido, sólido, gasoso, plasma e várias outros estados fisicamente reconhecidos como por exemplo, o condensado de Bose-Einstein.

estados da matéria

Plasma

Estes quatro primários estados de matéria, é o conjunto quente e denso de atómos livros, eletrões e iões com distribuição quase neutra e comportamento coletivo.

5. O champanhe surgiu na França

Apesar de a bebida ter adotado o nome de uma região da França, ela foi na realidade criada pelos burgúndios, um povo germânico que acabaram por levar tal criação para a França

6. Um dia tem 24 horas

relogio

As vinte e quatro horas que aprendemos na escola está relacionada com o tempo de duração de um dia solar médio, enquanto um dia solar real dura em torno de 24h e 4 minutos.

7. O efeito estufa é causado pelo aquecimento global

Diferentemente do que nos fazem acreditar, o efeito de estufa é essencial para a sobrevivência da espécie humana sobre a terra.

Este efeito ocorre através do processo de emissão de radiação infravermelha pelo sol, que reflete na superfície da Terra, e é absorvida pelos gases com efeito de estufa, como a água ou o CO2, por exemplo. Esses gases retêm o calor e regulam o clima terrestre.

07

O que ocorre de forma negativa por sua vez, é o aquecimento global antropogénico, que ocorre graças a intervenção humana e cria mais gases de efeito estufa do que realmente é necessário para garantir o equilíbrio do planeta.

8. Usamos apenas 10% do nosso cérebro

cérebro

 

Como cada tipo de atividade exige o desempenho de uma parte específica do cérebro, acontece que ao longo do dia, utilizamos a maioria destas partes assim com utilizamos muito mais do seu potencial desempenho.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By