Investigadores da Nokia Bell Labs, Deutsche Telekom e da Universidade de Munique, na Alemanha, deram um passo enorme quanto a velocidades absurdas de internet. Estes conseguiram comprovar que é possível alcançar taxas de velocidade de 1 Tbps via fibra ótica em testes de “condições reais” – isto significa variações de condições de canal e níveis de tráfego. Nos testes, as fibra ótica de 1 Tbps foi atingida e agora está mais próxima de redes domésticas.

fibra ótica

Por via de uma nova técnica de modulação, chamada Probalistic Constellation Shaping, os investigadores deram preferência aos pontos de baixa amplitude durante as transmissões. Tradicionalmente, a fibra trata todos os pontos de forma igualitária, o que causa mais ruído. Desta forma, a transmissão de internet atingiu velocidades 30% superiores e foi possível adaptar as taxas de transmissão com os canais específicos.

Como é obvio, a utilização doméstica ainda vai levar alguns anos para estar disponível, mas estamos cada vez mais próximos. Leia a investigação completa.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By