Não é incomum depararmo-nos com insetos à volta da comida, sobretudo se estivermos a comer num ambiente ao ar livre, pois o odor da comida funciona como uma espécie de engodo natural para insetos como moscas.

Para além de ser incômodo, as moscas não aparentam ser nojentas o suficiente para interromper uma refeição. Talvez depois deste artigo mude de ideias.

2

Como a mosca pode contaminar a comida?

As moscas são insetos com péssimos hábitos. Um deles, e muito frequente, é pousar em qualquer tipo de superfície, incluíndo fezes, lixo, água suja ou até mesmo cadáveres. Quando uma mosca pousa na sua comida, existe um enorme probabilidade de ter estado antes num desses ambientes.

Os minúsculos pelos que cobre o corpo destes insetos transportam bactérias, outros micro-organismos ou até mesmo pedaços microscópicos dos locais onde previamente estiveram.

Outro hábito das moscas é o de vomitar tudo o que consumem. Isto ocorre porque, estes insetos não conseguem mastigar, então libertam enzimas que ajudam a digerir os alimentos fora do corpo para que possam ingerir novamente.

O que fazer com a comida?

Apesar de todas estas informações sobre as potênciais impurezas que uma mosca pode colocar sobre os pratos, dificilmente alguem irá atirar para o lixo o lanche ou almoço apenas por um inseto ter entrado em contacto co mo mesmo. Mesmo assim, o ideal é que essa seja a atitude recomendada para estar completamente livre dos riscos associados.

3

No entanto, as moscas não depositam dejetos sempre que pousam num local. Se este inseto entrar em contacto com o seu almoço durante os breve segundos, dificilmente haverá algum perigo associado. Apenas exposições regulares na mesma fonte de alimentação é que poderá, obviamente, aumentar os riscos de contaminação de todo o seu conteúdo.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By