Numa recente publicação nos seus blogs, a Google revelou que tem planos para alterar o seu mecanismo de pesquisas para dar prioridade a sites que não incomodem os leitores com o uso de anúncios pop-up que atrapalhem a visualização do seu conteúdo em smartphones. De acordo com a gigante norte-americana, as páginas que tiverem esse tipo de publicidade serão identificadas pelos seus algoritmos e podem perder posições na ordem em que aparecem no navegador.

Se alguma vez abriu uma página que não permite que o seu conteúdo seja lido enquanto não esperar alguns segundos ou clicar num botão X escondido, então sabe como a experiência pode ser muito irritante. Segundo a Google, a medida não somente vai direcionar os usuários para as páginas informativas, mas também vai diminuir as probabilidades de abrir um site poluído por pop-ups.

No entanto, essa será apenas mais uma das incontáveis regras seguidas pelos algoritmos da empresa de Mountain View na altura de determinar exatamente quais vão ser os resultados para as suas pesquisas. Isto significa que, se determinado site ainda tiver informações mais apropriadas para atender a determinada pesquisa, o facto de usar anúncios pop-up não impede que ele apareça em primeiro. Entre páginas com conteúdo semelhante, no entanto, a que utilizar esse tipo de publicidade deve cair alguns resultados.

Esta medida vem ser adicionada a outras decisões adotadas pela Google à cerca das “melhores práticas” para as páginas que quiserem aparecer nas buscas. No ano passado, a Google passou a melhorar o ranking de sites que sejam apropriados para visualização em smartphones. Já em 2014, a empresa começou a incentivar páginas encriptadas.

De acordo com o blog da empresa, esta novidade deverá entrar em vigor no dia 10 de janeiro de 2017.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By