O que é que faz quando encontra uma barata? A reação mais comum é matá-la, certo? Mas, já parou para pensar como seria um mundo sem baratas? “Perfeito”, dirão alguns. Cada espécie no planeta possui algum tipo de função e as baratas não são excepção – e existem entre 5 mil a 10 mil espécies diferentes desse tão odiado inseto.

Srini Kambhampati é professor e presidente do departamento de biologia da Universidade do Texas, além de ser um especialistas em baratas, e explica o que aconteceria se milagrosamente todos estes insetos desaparecessem amanhã do planeta. Inicialmente, é necessário enquadrar os insetos na cadeia alimentar, sendo que a maioria serve como refeição de aves e de alguns mamíferos, como determinadas espécie de ratos.

Aliás, em algumas regiões do planeta existem seres humanos que se alimentam de insetos, inclusive baratas. Como as aves e os mamíferos não se alimentam exclusivamente das baratas, provávelmente não se vão extinguir, mas Kambhampati acredita que o número desses insetos irá diminuir consideravelmente.

Quem iria desaparecer juntamente com as baratas seriam algumas vespas, que são parasitas dos ovos daqueles insetos. Apenas com a diminuição de aves e mamíferos, a cadeia alimentar ficaria mais escassa, levando à redução do número de coiotes, lobos, alguns répteis e gatos.

Agora, a parte mais importante: as baratas alimentam-se de muito matéria orgânica em decomposição, que retém grande quantidade de nitrogénio. O especialista em baratas explica que, dessa forma, elas fazem o nitrogénio volta para o solo através das suas fezes e que essa atividade é fundamental para a manutenção das espécies vegetais.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By