Os insetos são os animais mais comuns no nosso planeta. Alguns são inconvenientes para os seres humanos, mas são extremamente importantes para a Terra.

Em regra, estamos habituados a conviver com pequenos insetos, geralmente menores que a palma de uma mão. Todavia, um animal descoberto há algum tempo na China foi catalogado recentemente como o inseto mais longo do mundo.

O inseto chama-se Phryganistria chinensis Zhao, em homenagem ao seu descobridor, o cientista Zhao Li. Trata-se de um bicho-pau que mede exatamente 62,4 cm de comprimento e uma espessura semelhante à de um dedo indicador de um ser humano adulto.

maior-inseto-1

O anúncio de que o Phryganistria chinensis Zhao é o maior inseto do mundo foi realizado pelo Museu de Insetos da China Ocidental. O animal bateu o recorde de comprimento de mais de 807 mil insetos registados em todos os mundo.

Em depoimento à Xinhua, agência oficial da China, Zhao Li relatou que estava a caçar num montanha com 1.2 mil metro de altura, em Liuzhou, na província de Guangxi, quando notou uma sombra “semelhante à de um galho“. “Quando me aproximei, fiquei impressionado em  ver que as patas deste inseto enorme eram tão longas quanto o seu corpo”, afirmou.

maior-inseto-2

O recorde anterior de maior inseto do mundo pertencia a outro bicho-pau. O animal havia sido encontrado na malásia, em 2008, e tinha 56,7 cm de comprimento.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By