Uma equipa de astrónomos do Instituto Ilhas Canárias de Astrofísica acaba de descobrir aquela que está a senr encarada como a maior estrutura do Universo. Estamos a falar do BOSS Great Wall, um aglomerado de 830 galáxias que possui cerca de 1 mil milhão de anos-luz de diâmetro. O agrupamento tem uma massa 10 mil vezes maior do que a da Via Láctea.

A estrutura é conectada por gases, e, graças à gravidade, oa seus componentes agitam-se e movimentam-se em conjunto através do vácuo do espaço. O BOSS (sigla para Baryon Oscillation Spectroscopic Survey, ou Levantamento Espectroscópico da Oscilação dos Bárions, nome dado em homenagem ao método usado para encontrar a estrutura) está localizado a cerca de 4,5 a 6,5 mil milhões de anos-luz de distância da Terra.

the-boss-great-wall-weighs-10000-times-as-much-as-our-measly-milky-way-pictured-above

Embora alguns cientistas discordem que a descoberta seja realmente uma estrutura única (já que os componentes da “parede” possuem brechas que são conectadas por nuvens de gás e poeira cósmica), é impossível não ficar impressionado ao tentar calcular o tamanho desse aglomerado.

Fonte: Science Alert

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By