Os óculos de realidade virtual têm vindo a crescer desde a sua primeira aparição e são uma das tendências tecnológicas para 2016. O Oculus Rift, já  está disponível para pré-reserva, mas continuam a ter uma limitação: não nos deixam sentir aquilo que nos rodeia. Algo que pode acabar, se o Teslasuit for bem-sucedido.

Criado pela empresa Tesla Studios (não, não esta relacionado com a Tesla Motors, a empresa de Elon Musk), o Teslasuit é um fato que permite ao seu utilizador sentir tudo aquilo que acontece dentro do jogo.

O que vai ao encontro daquilo que pretende ser a realidade virtual: transportar-nos para dentro daquilo que estamos a visualizar, que em grande parte dos casos são jogos. O Teslasuit permite elevar ainda mais a experiência já que está equipado com vários sensores de sensibilidade.

Estes sensores enviam pequenos sinais por foto o fato, através de suaves impulsos elétricos. Estes impulsos chegam até à pele e permitem simular as sensações que a personagem de um videojogo, por exemplo, está a sentir (vento, o raspar de uma bala, um pontapé…).

Teslasuit2

A Tesla Studios diz que estes sensores já são utilizados na medicina, sobretudo em tratamentos de fisioterapia.

Um dos modelos do Teslasuit (estão a ser desenvolvidos dois, com diferença no número de sensores) tem ainda um ajuste térmico, para simular condições atmosféricas.

Foram necessários três anos para criar o Teslasuit, mas a equipa acredita que já encontrou a fórmula. E como é compatível com grande parte dos novos equipamentos (desde os PlayStation VR aos HTC Vive e Microsoft HoloLens, bem como consolas, computadores portáteis e smartphones), pode ser utilizado por quase todos os utilizadores da realidade virtual.

Mas é possível que ainda demore a chegar ao mercado. A Tesla Studios está atualmente a desenvolver uma campanha de financiamento no Kickstarter, e pretende angariar 250 mil dólares para finalizar a construção de software, começar a produção e continuar o desenvolvimento do Teslasuit.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By