A pedra em formato de bolo de casamento, é uma formação geológica incomum localizada ao norte de Marley Beach perto de Bundeena no Royal National Park, em New South Wales.

A rocha de arenito branco deslumbrante tem um ângulo perfeito de 90° e um topo plano, como se tivesse sido curvada e cortada por uma faca. Alguns dizem que se assemelha a um bolo de casamento cortado. Outros vêem um bloco de tofu ou queijo.

Essa é uma das muitas formações calcárias ao longo da Estrada Real Coastal Walk –  26 km ao longo dos penhascos do Parque Nacional Real de Bundeena. A paisagem é composta de vales íngremes, sulcos e afloramentos rochosos com vistas panorâmicas sobre o oceano que se estende por milhas.

Pedra em formato de bolo de casamento

No início de 2015, esta pedra em formato de bolo de casamento viu um grande aumento na sua popularidade. A The New South Wales National Parks e a Wildlife Service informaram que o número de visitantes por mês no Royal National Park Coast Track subiu da média de 2.000 por mês para mais de 10.000. Isto acabou por não ser muito bom. Os visitantes vieram depois que viram imagens da rocha no perfil do Instagram. Eles sentavam-se na rocha ou penduravam-se e tiravam selfies durante a execução de manobras perigosas. E pior – alguns vândalos escreveram sobre a sua perfeita formação branca com giz.

Funcionários do parque ficaram preocupados, não só com a segurança dos visitantes, mas com a segurança da própria rocha. Estes temiam que o peso de 30 ou 40 pessoas de pé sobre a rocha poderia danificá-la ou pender a rocha para um lado. O site foi finalmente fechado em maio de 2015. Uma avaliação posterior da rocha revelou para surpresa do parque, que a formação não só estava instável, mas estava muito de próximo de entrar em colapso a qualquer momento dentro dos próximos dez anos. O estudo constatou que toda a estrutura foi precariamente se equilibrando na borda do penhasco e estava seriamente danificada. A rocha é agora isolada permanentemente sem visitas do público.

Veja as fotos:

Pedra em formato de bolo de casamento

Créditos: Danijel James/Flickr
Pedra em formato de bolo de casamento

Créditos: Danijel James/Flickr

Pedra em formato de bolo de casamento

Créditos: CNN

Pedra em formato de bolo de casamento

Créditos: Philip Terry Graham/Flickr

Pedra em formato de bolo de casamento

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By