Quando a luz atinge um objeto – digamos, uma banana – o objeto absorve parte da luz e reflete o resto. Quais são os comprimentos de onda refletidas ou absorvidas depende das propriedades do objeto.

Para uma banana madura, comprimentos de onda de cerca de 570 a 580 nanometros pulsam. Estes são os comprimentos de onda da luz amarela.

Quando olha para a banana, os comprimentos de onda da luz refletida determinam qual a cor que você irá vê-la. As ondas de luz refletem da casca da banana e atingem a retina sensível à luz na parte de trás do olho. É aí que entra em cena os cones – células que tem uma caraterística o reconhecimento cromático.

Cones são um tipo de fotorreceptor, minúsculas células da retina que respondem à luz. Regra geral, os seres humanos possuem de 6 a 7 milhões de cones, e quase todos eles estão concentradas num ponto de 0,3 milímetros na retina chamado fóvea central.

Nem todos estes cones são iguais. Cerca de 64% deles respondem mais fortemente à luz vermelha, enquanto cerca de um terço são ajustados para a luz verde. Outros 2% respondem mais forte à luz azul.

Quando a luz atinge os cones, eles são estimulados em vários graus. O sinal resultante é enviado ao longo do nervo óptico até ao córtex visual do cérebro, que processa as informações e retorna com uma cor: amarelo, no caso da banana.

Mas nem todas as pessoas possuem o mesmo número de tipos cones. A maioria das pessoas é tricromata, isto é, possuem 3 tipos de cones, mas há exceções.

Veja a imagem abaixo e conte cautelosamente quantas cores diferentes você consegue ver na imagem:

Você é um tetracromata?

Menos de 20 cores: É provavelmente um dicromata e só tem dois tipos de cones no seu olho.

Entre 20 e 32 cores: É um tricromata, como a maioria da população. Isso significa que você tem 3 tipos de cones.

Entre 32 e 39 cores: Parabéns! Você possui uma capacidade de visualizar as cores melhor que a maioria esmagadora das pessoas, pois você é um tetracromata, isto é, possui 4 tipos de cones.

Mais de 39 cores: Faça o teste novamente porque errou ao contar. Há apenas 39 tons diferentes na imagem e somente 35 são traduzidos corretamente na maioria dos displays.

Se conseguiu distinguir entre 32 e 39 cores, para garantir que contou corretamente, veja a imagem abaixo. Se conseguir ver letras em algum desses círculos, você é de fato é um tetracromata.

Você é um tetracromata?

Fonte: LiveScience

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By