O conhecimento popular (em tempos cientifico) enraizou durante muitos anos que não se deviam consumir mais do que três ovos por semana e que este alimento era um dos principais culpados pelo colesterol mau.

Hoje, a ciência une-se para provar o contrário. Não há um limite para o consumo de ovos (embora deva haver peso e medida na quantidade ingerida) e esta proteína de origem animal não só não prejudica os níveis de colesterol como é altamente benéfica para a saúde.

Mas, afinal, o que fazem os ovos ao corpo? Muita coisa, responde o site Eat This.

Em primeiro lugar, impulsiona o sistema imunológico, uma vez que contém um quarto da dose diária recomendada de selénio, e melhora os níveis de colesterol, ao contrário do anteriormente defendido. Um ovo grande contém 212 mg de colesterol, mas tal não significa que os ovos elevam obrigatoriamente o colesterol mau no sangue, pelo contrário, faz, mais facilmente, aumentar o colesterol “bom”.ovo-cozido-1

 

O consumo de ovos reduz o risco de doença cardíaca, uma vez que ao aumentar o colesterol benéfico ajuda a que as veias se mantenham livres de impurezas, e aumenta também os níveis de energia, sendo um dos principais aliados de quem pratica exercício físico. Um ovo contém cerca de 15% da dose diária recomendada de vitamina B2, a ‘vitamina da energia’.

O consumo de ovos melhora o aspeto do cabelo e da pele, deixando-os com uma aparência mais saudável e luminosa. E tudo graças aos elevados níveis de vitaminas do complexo B.

Para além de tudo isto, o ovo protege o cérebro, pois é rico em colina, um nutriente essencial para a boa saúde cerebral, indica o site. Um ovo possui ainda nove tipo de aminoácidos fundamentais para combater problemas como a perda de massa muscular, a diminuição da resposta imunitária, a fraqueza, a fadiga e as alterações na pele e no cabelo.

Menos stress e ansiedade são outros dos benefícios do consumo de ovos, assim como uma melhor saúde ocular, graças a dois antioxidantes encontrados neste alimento de origem animal.´

Melhores dentes e melhores ossos são dos últimos benefícios apresentados pelo site, mas não os menos importantes. A vitamina D presente no ovo é fundamental para uma boa saúde bocal e óssea, e o elevado nível de proteína não só preserva os músculos, como também aumenta a saciedade… o que ajuda a perder peso.

Fonte: Eat This

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By