À partida, não pensaria que o pelo do seu gato poderia ter um papel na forma como se relaciona consigo e com outros animais. No entanto, para uma equipa de veterinários da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afinal pode existir uma relação.

Num estudo publicado recentemente na plataforma Journal of Applied Animal Welfare Science, a equipa declara que gatos com pelugem alaranjada, preta e branca, e cinzenta e branca têm tendência para ser mais agressivos com humanos do que outros.

As conclusões veem de 1.274 inquéritos a donos de gatos que, além de dizerem a cor do seu animal, falaram sobre a forma como o gato se relaciona com outros animais, consigo e como reagem em certas situações. As respostas foram cruzadas para chegar ao resultado final.

Particularmente as fêmeas com pelo preto e branco demonstraram mais dificuldade em lidar com humanos. Já as que têm pelo cinzento e branco lidam pior nas visitas ao veterinário.

Os que se mostraram menos agressivos foram gatos com pelugem preta, cinzenta, branca ou listrados.

Mas será que existe mesmo uma relação, ou trata-se apenas de uma coincidência? A verdade é que, como nota o IFL Science, nem sempre uma ligação entre duas características significa que uma influencia a outra.

Por um lado, o comportamento do gato pode ter-se geneticamente ligado à cor do seu pelo, de forma a que a tendência para a agressividade se tenha começado a manifestar no interior – esta é a teoria que os especialistas estão a seguir, e não é nova. Por outro, pode não existir uma verdadeira relação.

Porque não faz a experiência em casa? Confirme se o seu gato é ou não mais agressivo tendo em conta a cor do seu pelo…

Fonte: QueroSaber, IFLScience

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By