O nosso corpo produz imensas substâncias que não conseguimos observar a olho nú, mas é possível verificar a sua presente com base no cheiro que irradiam. Mesmo que uma peça de roupa não pareça suja, esta pode ter acumulado células mortas da sua pele, por exemplo, um banquete para bactérias.

Aliás, só para lhe deixar com um pouco de nojo, nós libertamos cerca de 500 milhões de células mortas e um litro de suor por dia.

O leitor deve estar preocupado apenas com o acúmulo de bactérias, que pode levar a infecções além do mau cheiro que produzem, uma regra de ouro é lavar depois de usar qualquer coisa que fique perto da sua área genital, seios ou axilas regularmente. Isto porque são essas regiões que produzem o suor apócrino preferido desses micro-organismos.

O sabão que usamos para lavar as roupas possui diversas substâncias que ajudam a limpá-las. A chave são os surfactantes. Em termos simplificados, os surfactantes possuem duas partes: uma que adora água, e outra que odeia. A parte que fica fora da água conecta-se à gordura e às partes sujas, e a parte que fica na água lava todas essas coisas nojentas para longe da sua roupa.

Mas com que frequência devemos lavá-las?

Meias, roupas íntimas e camisas

frequencia lavar as roupas 1
Se não quer que as peças que usa mais próximas das glândulas sudoríparas apócrinas do seu corpo fiquem fétidas e se tornem o local perfeito para a moradia de bactérias, o ideal é lavá-las todas as vezes que usá-las. As meias também têm que ser lavadas frequentemente, porque o ambiente úmido que criam é adorado por todo o tipo de criatura que não quer a viver nos seus pés.

Toalhas

frequencia lavar as roupas 2
Toalhas captam toneladas de sujeira, células e bactérias. Por isso, os especialistas recomendam que sejam lavadas após somente três usos.

Pijamas

frequencia lavar as roupas 3
Um estudo da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres recomendou que pijamas fossem lavados após uma semana de uso. Usá-los sem lavar por muito tempo cria um risco de infecção por bactéria.

Calças

frequencia lavar as roupas 4
Por uma questão de estilo, muitos fabricantes recomendam que as calças sejam lavadas com a menor frequência possível. Afinal, geralmente encolhem com a água, além de desbotarem. Mas e quanto a limpeza? Calças e calções mais soltos podem de fato passar um bom tempo sem serem lavados (meses, até). A menos que fiquem sujos e suados, não é necessário ter medo de acúmulo de bactérias. Já os modelos “skinny”, precisam de ser lavados com mais regularidade.

 

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By