Um grupo de investigadores publicou um estudo que afirma que o seu gato não necessita de si para tomar conta dele. Os resultados foram divulgados pelo PLOS One Journal no começo inicio deste mês (9/15).

De acordo com o artigo, os investigadores analisaram 20 gatos domésticos colocados em ambientes com os quais eles não estavam habituados. Para acompanhá-los, os seus donos e alguns desconhecidos também estavam presentes no recinto. De acordo com a pesquisa, os felinos não sofreram ou sentiram absolutamente nada quando foram deixados sozinhos.

“Embora os gatos vocalizem mais na companhia do seus donos, não vimos evidências adicionais para puder afirmar que o vínculo do animal com o seu proprietário é encarado pelos animais como um ‘porto seguro’”, disse Daniel Mills, professor de Medicina Veterinária  Comportamental da Universidade de Linconl, na Inglaterra.

Vantagens do estudo

Apesar dos resultados, os cientistas explicam que esta descoberta não deve ser encarada como algo mau. Estes explicam que quando os gatos não se sentem seguros, estes não têm qualquer tipo de pudor em dar-lhe as costas e sair do recinto. Assim, quando um felino decide ficar na sua companhia, é porque ele realmente está a fim de o fazer.

Outro ponto a ser ressaltado é o fato de que a investigação foi realizada com uma amostra muito pequena de gatos. E como o comportamento felino tem muito mais nuances do que podemos prever, o seu gato pode ser diferente dos estudados.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By