Um estudo realizado ao longo de 12 semanas na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que ingerir água antes das refeições pode ser um bom método para a redução do peso. Os 84 participantes da investigação foram divididos em dois grupos, um com 41 pessoas e outro com 43.

O grupo menor foi orientado a tomar cerca de 500 ml de água antes de cada refeição, o que equivale ao tamanho de uma caneca de cerveja. Os outros pacientes foram instruídos a tomar a mesma quantidade antes de apenas uma refeição, ou de nenhuma, se preferissem. Bastava imaginarem que estavam de estômago cheio antes de se alimentarem.

Além disso, eram dadas instruções para os participantes de como aumentar a quantidade de exercícios físicos e de como passar a ter uma dieta mais saudável, para que a redução de peso fosse gradual e saudável. O resultado do teste clínico foi que os voluntários que bebiam água antes das refeições perderam em média 4,3 kg ao final dos três meses, enquanto os demais perderam apenas 800 gramas em média.

O estudo, que foi publicado no jornal médico Obesity – especializado em estudos sobre a alimentação e obesidade –, tem a intenção de fazer uma real contribuição a investigações relacionadas à saúde pública no Reino Unido. A Organização Mundial da Saúde estima que três em cada quatro homens e duas em cada três mulheres britânicas estarão acima do peso até 2030, a menos que a população seja melhor orientada em relação a este problema.

Fonte: Obesity, Universidade de Birmingham

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By