É um dos maiores mitos da História: a ilha de Atlântida, lar de uma civilização avançada e inimiga de Atenas, foi descrita por Platão e ainda hoje habita no nosso imaginário. Um investigador espanhol veio agora afirmar que encontrou a ilha submersa no local onde hoje se encontra o Parque Nacional de Doñana, na Andaluzia.

“Tenho 99% de certeza de que encontrei a Atlântida”, afirma Manuel Cuevas, o espanhol que tem investigado a zona. A sua certeza vem de imagens de satélite do local onde o filósofo grego Platão descrevia a sua localização, no sudeste de Espanha.

Foi também neste local que o arqueólogo Adolf Schulten encontrou a cidade de Tartesso. Em 2011, um cientista afirmou também que seria ali que estaria submersa a Atântida.

Imagens descobertas pelo investigador

Imagens descobertas pelo investigador

Ao analisar as imagens, Cuevas acredita que encontrou vestígios de edifícios e lugares construídos pelo Homem. A possível cidade parece ter cerca de oito quilómetros, se bem que podia ser maior e encontrar-se numa ilha circular. Para Cuevas, algumas marcas mais escuras presentes nas imagens podem não ter tido causas naturais.

Tendo em conta a profundidade em que se encontram e o estado dos sedimentos, o investigador considera que a cidade possa ter sido submersa em 6.500 a.C.

“Seja Atlântida ou não, as fotografias mostram claramente a existência de restos e estruturas muito antigas, de origem humana”, declara Cuevas, que considera que a ilha ficou submersa em poucas horas.

Manuel Cuevas já pediu à Consejería de Cultura em Espanha para fazer um estudo de tomografia elétrica, para saber se é possível fazer uma escavação. Vai também apresentar um projeto para que possível seja descrever a descoberta num estudo científico rigoroso.

A existência da Atlântida e a sua localização há muito que despertam interesse. Muitos cientistas acreditam que a cidade não existiu, ou foi baseada numa outra localidade da Antiguidade. Outros já afirmaram que podia localizar-se nos Açores, por baixo da Antártida ou no Mediterrâneo. A verdade é que na Antiguidade não são conhecidas civilizações tecnologicamente avançadas para construir cidades como a Atlântida é descrita.

Fonte: National Geographic, Daily Mail

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By