Existe um país que parece existir há apenas algumas centenas de anos, sem registos anteriores, que é conhecido pelo nome de Nova Zelândia. Dito isto, permanece a pergunta: onde está a Velha Zelândia? E, por que este país é chamado de “Nova”?

O primeiro explorador conhecido a chegar ao local foi o holandês Abel Tasman, em 1642. Como comerciante, estava ao serviço da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Porém, ao avistar nova terra, Tasman tinha a certeza de que havia desembarcado na Isla de los Estados, que fica na ponta inferior da Argentina. Então, não teve conhecimento do que acabara de descobrir.

Tasman também não teve tempo para “digerir” o que havia encontrado: logo que chegou, teve um confronto com nativos, e quatro tripulantes do navio foram mortos. Segundo os relatos, um dos maoris (nome dos habitantes locais) foi atingido por um tiro (por uma munição usada em canhões para combates a curta distância).

Pouco tempo depois, os cartógrafos holandeses Hendrik Brouwer e Joan Blaeu perceberam que essas grandes ilhas não faziam parte da América do Sul, então denominaram o local de Nieuw Zeeland (algo como “novas ilhas no mar”).

Mais de 100 anos depois, especificamente em 1769, o explorador britânico James Cook voltou a Nieuw Zelland, mapeou todo o espaço e ainda, anglicizou o nome para “New Zeland” (Nova Zelândia). [Mentalfloss]

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By