Alguma vez já se perguntou o que uma mosca faz quando cai na sua comida?  Seja qual for a resposta, pode-lhe surpreender.

Investigadores, num estudo recente, reuniram alguns participantes onde lhes fizeram a seguinte pergunta: “Se estivesse num restaurante, qual bicho lhe faria derrubar o garfo: roedores, baratas, moscas, formigas ou cobras?”. O resultado? 61% dos participantes optaram pelas baratas, e é agora que vem a parte surpreendente: os cientistas alertam que moscas são duas vezes mais propensas a espalhar germes do que o temido inseto, especialmente aquelas moscas omnipresentes e difíceis de matar.

por-que-moscas-esfregam-patas

Mas por que são elas mais “sujas” que as baratas? Acontece que as moscas comem algumas das coisas mais nojentas que pode imaginar: fezes, lixo em geral, e animais em decomposição. Além disso, as moscas são incapazes de mastigar, isto é, para poder comer, cospem enzimas que dissolvem o alimento.

Estes insetos só necessitam de tocar com as pernas ou minúsculos pelos do corpo na sua comida durante um segundo ou menos para transferir uma vasta gama de germes de todas aquelas coisas muito desagradáveis que comem.

Entre as doenças que as moscas podem transmitir estão a cólera, disenteria e febre tifóide.

 

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By