Uma mensagem enigmática, escondida durante 2 mil anos dentro de uma caverna subterrânea, foi recentemente descoberta em Israel. No entanto, os arqueólogos precisam trabalhar contra o tempo para decifrá-la, já que a exposição do enigma aos elementos está a fazer com que desapareça gradualmente.

A mensagem contém uma série de símbolos e desenhos, e foi encontrada em Jerusalém enquanto um conjunto de oficiais da Autoridade Israelense de Antiguidades (IAA) estava a fazer uma inspeção de rotina num sítio de construção. Os símbolos que formam a mensagem incluem um barco, uma palmeira, várias espécies de plantas e um menorah. Algumas imagens foram feitas com barro, enquanto outras formas foram gravadas com pedras. Algumas palavras em aramaico também é algo que faz parte do enigma, e estão dispostas em hebraico cursivo, um tipo de escrita comum para o aramaico durante os anos entre 583 a.C e 70 d.C.

enigma

“Esta concentração de inscrições e símbolos desse período num único sítio arqueológico, com tal estado de preservação, é uma descoberta muito rara e intrigante”, disse Royee Greenwald e AlexanderWiegmann, diretores da IAA.

De acordo com os investigadores, os símbolos encontrados são bem conhecidos e famosos por estarem num conjunto de descobertas do mesmo período.

A IAA ainda não revelou exatamente o significado da mensagem, mas até o momento admitem a existência de várias possibilidades. Entre elas, está a hipótese de ser algo com teor religioso, com fundo espiritual. No entanto, os investigadores terão de apressar o processo, já que a mensagem começou a desaparecer depois de ser exposta ao ambiente fora da caverna. [Livescience]

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By