Morre. Obviamente, a sua resposta está certa. Porém, sabe o que acontece com o corpo humano até ao último minuto do último suspiro? Isso é o que o canal AsapScience tenta responder no seu novo vídeo postado no YouTube.

ficar-sem-comer-emagrece

Ao pressionar o botão play, fica claro como o corpo começa a caminhar num curto passeio de desespero ao ficar sem comida. De acordo com o vídeo, o ser humano pode sobreviver entre três semanas e 70 dias. Porém, tudo varia e depende de fatores como quantidade de água a que tem acesso, reserva de gordura no corpo e até o clima.

Confira algumas informações ditas no vídeo:

Primeiras 6 horas sem comida: normal, o seu corpo começa a quebrar o glicogénio e a transformar em glicose (combustível). Quando essa produção começa a desacelarar, sinais de irritação são nítidos.

Entre 6 e 72 horas: o corpo começa a queimar gordura para usar como combustível e entra em estado de cetose. O cérebro começa a sentir falta de glicose e “trabalha” com 75% de energia.

Após 72 horas: além do sofrimento, o seu corpo começa a dissolver as proteínas. Isso para conseguir glicose por meio de aminoácidos — o que é péssimo para corpo, mas bom para o cérebro se manter ativo (não esquecer que os musculos do corpo humano são, essencialmente proteínas. Já deve estar a imaginar o que está a suceder.

Entre 1 e 2 semanas: o corpo está extremamente fraco. Este vai buscar qualquer forma de energia em tecidos, músculos, reservas de carboidratos e gorduras. O corpo afetado também perde as vitaminas e minerais. Risco alto de ocorrer um ataque cardíaco e arritmia.

De 3 semanas até 70 dias: entre esse tempo, o fator definidor é o acesso a água e à gordura restante no corpo. Enquanto o cérebro conseguir ficar ativo e os seus tecidos internos ilesos, mantém-se vivo. Do contrário, lápide.

Pode ser que não saiba disto:

Mais de 790 milhões de pessoas no mundo lidam com esse processo diariamente. Não têm acesso a água, comida ou qualquer tipo de conforto. Por isso, o responsáveis pela AsapScience está a pedir para que todos compartilhem o vídeo e fazer parte da ONG Global Citizen. A ideia é pressionar o G20 (formado pelas maiores potências do mundo) a cumprirem e acelerarem a promessa de retirar 500 milhões de pessoas da pobreza extrema até 2030. Se ficou interessado, registe-se neste site e salve vidas!

Salve vidas

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By