Existem diversas formas de diferenciarmos as pessoas uma das outras e uma delas é através do seu espirro. Enquanto algumas parecem fazer dessa reação orgânica uma fonte de expurgo de tudo aquilo que há de mau dentro delas com um gigantesco ruído, outras preferem contê-lo, espirrando de maneira silenciosa e discreta.

Existem também, aquelas que praticamente internalizam o espirro. Todavia fica a incógnita: aguentar o espirro é prejudicial à saúde? Recentes estudos comprovam que sim, é possível ter diversos tipos de problemas se não libertá-lo com toda a sua potência.

O médico otorrinolaringologista Michael Benninger explica que já atendeu várias pacientes que tiveram o tímpano perfurado depois de conterem o espirro. Benninger diz que os espirros podem existir em diversas potências e chegam a ser expelidos a até 800 km/h! Ao canalizar essa força para dentro do corpo, diversas estruturas podem danificar-se no processo.

“O espirro pode limpar o nariz de substâncias irritantes, como vírus”, explica Benninger. O especialista diz ainda que isso “pode acontecer” já que não existem estudos que comprovem outra função do dito cujo. Além disso, a forma do rosto e nariz, a cultura e a capacidade dos pulmões determinam como são esses fenómenos.

Conter um espirro pode fraturar a laringe, intensificar dores na coluna e no nervo facial, além de causar retração da musculatura de diversas partes do corpo. Dificilmente este mecanismo leva à morte, mas não é impossível.

Como espirrar corretamente?

O médico indica que é necessário “cobrir” a boca na altura de soltar os espirros, para não projetar as substâncias causadoras do espirro – como os vírus – para uma determinada área.

sneezing-cold-flu-by-foshydog

 

Porém, não deve ser feito com as mãos, pois tudo o que tocar depois do espirro será contaminado por essas substâncias. O ideal é cobrir a boca com a ligação existente entre o antebraço e o braço, principalmente se estiver com uma roupa de manga comprida, que irá absorver os “malefícios” que o corpo está a expurgar.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By