Os efeitos do degelo deixaram de ser novidade; as alterações climáticas têm provocado mudanças ao nível da quantidade de gelo disponível nos polos, e isso reflete-se no caudal dos oceanos, com tendência para aumentar. Mas como é que isso se reflete no atlas do mundo? A resposta vem da parte da National Geographic, que juntou três versões do seu mapa mundial numa só sequência.

Na sequência, são usadas imagens dos atlas criados pela National Geographic entre 1999 e 2014. O presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou que “a diminuição das camadas de gelo obrigou a National Geographic a fazer a maior mudança no seu atlas desde o desmantelamento da União Soviética.”

Para a realização do atlas publicado em setembro de 2014 foram utilizados dados retirados pela NASA e a NSIDC, e de um estudo realizado pela NASA em 2012. Se bem que esse foi um ano em que a quantidade de gelo foi menor do que o normal, os especialistas envolvidos na produção do mapa acreditam que desde então mais gelo derreteu.

“O fim do verão no Ártico é apenas daqui a várias semanas, e ainda é cedo para saber se foi quebrado outro recorde. Mas precisamos apenas de olhar para os mapas para vermos o impacto do aquecimento global”, diz Juan José Valdés, geógrafo da organização.

Os dados usados afirmam que desde o final da década de 1970, o gelo perdeu cerca de 12% da sua superfície. O fenómeno piorou a partir de 2007.

Cada vez que o gelo se torna mais fino, permite uma maior entrada de luz solar. Isso faz com que aqueça mais rapidamente, tornando o gelo ainda mais fino e aquecendo o oceano – e isto cria um ciclo em que o gelo acaba sempre por derreter.

A quantidade de gelo em cada ano pode variar, consoante as condições atmosféricas que surgem nesse ano. No entanto, a tendência é que, com o aumento da temperatura, mais gelo derrete.

A afirmação de Obama veio no seguimento de uma proposta do governo norte-americano para diminuir as emissões de dióxido de carbono nas centrais elétricas do país.

 

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By