Já alguma vez se perguntou como é que o veneno de um animal atua na circulação sanguínea? Como uma pessoa pode morrer em questão de horas ou até minutos depois de ser picado, mordido ou ter ingerido veneno? E porque é que os nossos anticorpos não os conseguem combater?

Existem diversos tipos de veneno e o tratamento varia conforme o contato com a pele ou o sangue. Baseando-se em três tipos – origem animal, vegetal e mineral – vamos verificar as reações que causa numa pessoa.

Origem animal

Tendo como exemplo as cobras, o veneno destas pode reagir por três ações. A proteolítica, cujas proteínas do veneno podem lesar e causar necroses nos tecidos, rompendo as paredes vasculares e provocando hemorragias. As que atuam na circulação do sangue perturbam o equilíbrio da coagulação.

O veneno impede o fluxo sanguíneo, dificultando a oxigenação. Esse processo diminui a quantidade e qualidade, além dos coágulos que ficam na microcirculação. O resultado? Hemorragia, que pode ocorrer nas mais diversas partes do corpo através dos vasos lesados, e que continuam sem cessar por causa da ação anticoagulante dos venenos.

http://www.curiosityflux.com

Já a ação neurotóxica causa paralisia muscular. Causada pelo ataque da cascavel ou cobra coral, que produzem uma fração tóxica chamadas pré-sináptica ou pós-sináptica  que inibe os sinais libertados por impulsos nervosos aos músculos.

Prima este botão se quiser ver o video a exemplificar

Mineral

Extraído do chumbo ou do cobre, o arsénico interrompe o processo celular de criação de energia, matando as células e parando os órgãos, até o corpo não conseguir resistir e morrer.  Isso ocorre porque o veneno paralisa a formação de adenosina trifosfato, responsável pelo transporte e armazenamento de energia a nível celular. Há anos atrás, era muito usado por ser indetetável no corpo, mas atualmente existem meios para encontrar a substância.

Frasco de Arsénico

Frasco de Arsénico

Vegetal

As crianças adoram brincar com mamona. Todavia, se for ingerido 22 microgramas deste vegetal, especificamente da proteína ricina (presente nas suas sementes), pode provocar dor de estômago, vómito com sangue, diarreia e até levar à morte. Sem antídoto, esta é considerada o mais letal de origem vegetal e usada até em ataques bioterroristas.

http://www.curiosityflux.com

Mas qual é o veneno mais poderoso do mundo? É a toxina botulínica, que mata uma pessoa com 50 quilos com apenas 20 nanogramas dessa proteína. Um nanograma é equivalente a um bilionésimo de grama. Esta é extraída da bactéria Clostridium botulinum, que causa a doença botulismo.

Comentários

You need to login or register to bookmark/favorite this content.

Bookmarked By